Desigualdade no Brasil

Na última sexta-feira, o jornal O Globo publicou entrevista de Mariana Sanches com o economista francês Thomas Piketty, autor do best-seller “O Capital no século XXI”. Destacamos alguns pontos da entrevista:

“Seria um erro o Brasil imaginar que já fez o bastante para diminuir o nível de desigualdade e que pode desacelerar o processo agora. Iniciativas como o Bolsa Família e a política de valorização do mínimo são parte da solução para a desigualdade. O salário mínimo teve um grande impacto na redução da desigualdade nos últimos 15 anos, talvez tenha sido a principal política para aumentar a renda de 50% da população mais pobre, e isso deveria continuar sendo uma política importante. É importante manter os programas sociais, até porque a educação pública no Brasil não é boa o bastante.

É um erro acreditar que para crescer deveríamos ignorar a desigualdade. No caso do Brasil, onde a desigualdade é extremamente alta…. é possível diminuir a desigualdade e aumentar o crescimento econômico ao mesmo tempo… Quando a desigualdade é demais, isso atrapalha o crescimento.

….

No Brasil, a proporção da renda que vai para os 10% mais ricos atinge mais de 50% do total produzido. É o percentual mais alto do mundo. Isso quer dizer que os 50% mais pobres acabam recebendo menos de 15% da renda. Isso limita a possibilidade de a metade de baixo da pirâmide social investir em educação e qualificação.

Os pobres no Brasil estão longe de consumir muito. É difícil fazer os ricos pagarem mais impostos porque eles têm mais influência política. Mas os ricos no Brasil não pagam impostos demais. A chanceler da Alemanha, Angela Markel, que não é uma esquerdista, está muito longe de propor que os alemães paguem apenas 4% de impostos sobre as heranças, como é no Brasil. É uma questão de equilíbrio: o que precisamos é mais transparência sobre quanto os ricos e os pobres ganham, e a evolução de renda e riqueza. Precisamos tornar esse debate mais concreto, com dados, e menos ideológico.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s