Livrando-se do combustível fóssil – Stephen Devlin – NEF

Os combustíveis fósseis vão arruinar o nosso mundo muito antes que se esgotem. Isso porque, por todas as estimativas, não podemos queimar a maior parte das reservas de combustíveis fósseis existentes se quisermos evitar uma mudança climática catastrófica. Se quisermos evitar um mundo de frequentes desastres naturais e sacrifício humano horrível, nós já não podemos nos dar ao luxo de queimar todas as reservas existentes.

Naturalmente, as empresas de combustíveis fósseis pretendem ser parte da solução para este problema. British Petroleum é agora “Beyond Petroleum” e Shell está investindo em projetos de captura e armazenamento de carbono. Mas esses esforços têm sido menos do que lamentáveis. E por que esperaríamos algo mais? Claramente, não é do interesse dessas empresas acelerar a chegada de um mundo de baixo carbono. Não se engane: BP, Shell e todas as outras empresas de combustíveis fósseis têm a firme intenção de queimar tudo o que têm. Está se tornando claro para mais e mais pessoas que o modelo de negócios dessas empresas exige a destruição ambiental e humana.

Não importa o quanto nós nos beneficiamos individualmente a partir de petróleo e gás; precisamos nos livrar dessa dependência, para o bem de todos. É por esta razão que um movimento crescente de ativistas está a exigir que nossas instituições públicas – universidades, municípios, grupos religiosos, etc. – que o financiamento de empresas de combustíveis fósseis seja interrompido. Algumas dessas instituições têm rios enormes de dinheiro que eles usam para investir em ações e a campanha de desinvestimento está pedindo-lhes para tirar estes recursos de combustíveis fósseis e reinvesti-los em outra coisa. Hoje é o Dia Global do Desinvestimento e milhares de pessoas, de Sydney atéa Suécia, vão tomar medidas contra investimentos em combustíveis fósseis e fazer suas vozes ouvidas.
Mas esta é uma exigência razoável?

Financeiramente? A evidência mostra que o resultado da esmagadora maioria de carteiras de investimento livre de fósseis não é pior do que quaisquer outras.
Legalmente? A maioria das instituições têm políticas de investimento ético que parecem rejeitar investimentos fósseis, e muitas universidades não investem em empresas de tabaco ou de armas.
Eticamente? Ao despejar seu dinheiro em empresas de combustíveis fósseis instituições públicas implicitamente endossam seus planos para queimar uma quantidade de reservas prejudicando o clima.
Isso já está acontecendo. A Universidade de Glasgow, a Universidade de Stanford, o Conselho Mundial de Igrejas e a Fundação Rockefeller estão entre as instituições que já se comprometeram com o desinvestimento.
Estive pessoalmente envolvido na campanha de desinvestimento da UCL. Esta universidade é um excelente exemplo de empresas de combustíveis fósseis utilizando as suas ligações com instituições respeitadas para sustentar sua legitimidade. Apesar de aspirara ser “um líder em todo o setor de Ensino Superior (High Education), em termos de sustentabilidade ambiental”. A UCL tem cerca de 21 milhões de libras investidos em empresas de combustíveis fósseis e mantém uma parceria com a BHP Billiton, uma enorme empresa de mineração amplamente creditado com uma série de crimes contra o meio ambiente e as populações locais, que ironicamente financia o “Instituto de Recursos Sustentáveis” da UCL. Tudo o que estamos pedindo é para UCL começar a colocar seu dinheiro onde suaa promessas estão.

Mas o que vai a campanha de desinvestimento alcançar? Ninguém espera a sério levar rapidamente à falência as empresas de combustíveis fósseis. Mas esse não é o ponto. Através da alienação das ações de empresas desonestas cuja continuidade no modo de operação requer a destruição planetária, nossas instituições podem fazer uma declaração poderosa sobre o futuro que queremos. Nós podemos remover lentamente a licença moral de empresas de combustíveis fósseis “e construir o impulso que nos levará a uma economia sustentável e da sociedade. É hora de fazer uma declaração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s