Morre Armênio Guedes, 96 anos, sempre coerente

 

image

Morreu ontem Armênio Guedes, jornalista, ex-dirigente do PCB. Coerente a vida toda. Nas palavras de Luiz Awazu Pereira, diretor de Política Econômica e Assuntos Internacionais do Banco Central, Armênio Guedes “sempre questionava o autoritarismo”. O jornal Valor Econômico publica na edição de hoje matérias sobre Armênio Guedes. Publicamos, abaixo, um pequeno trecho dos depoimentos de Luiz Awazu e de Thiago Brandimarte Mendonça. Thiago está produzindo um documentårio sobre a vida de Armênio Guedes.

Primeiro o trecho do texto de Luiz Awazu, depois o trecho do texto de Thiago Brandimarte.

Luiz Awazu:

“Já naquela época, Armênio entendia que …havia nuances. Cores pastel, tonalidades, pequenas dúvidas, o indispensável ingrediente da democracia.Perguntas que sempre levaram Armênio a questionar o argumento autoritário e seus proponentes, quaisquer que fossem. Sem violência jamais, sempre com a vontade de convencer o outro, de construir mais consenso. Perguntas insidiosas que talvez o prejudicaram mas o tornaram a quintessência do democrata militante, livre-pensador mas combatente consequente, cético mas não pusilânime, “comunista avulso” como ele dizia.”

Thiago Brandimarte:

“Armênio deixa saudades para todos os que o conheceram. Viverá não só na memória dos amigos, mas daqueles que seguem lutando para transformar o mundo e fazem do desejo de mudança sua razão de viver. Para os amigos fica a lembrança do seu olhar sereno, sua fala mansa e sedutora de bom baiano. Sua inteligência e sua deliciosa ironia. Sua alegria de estar vivo e sua forma única de celebrar a amizade. Armênio deixa silenciosamente seu legado: não se faz luta sem ética. Não se faz revolução sem liberdade”

dialogosessenciais.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s