As vozes do ódio não podem tudo

“As vozes do ódio não podem achar que podem tudo. Porque, se eles podem tudo, o resto não pode nada” – Altamiro Borges.

Pincei esta frase do post de Altamiro Borges sobre as ofensas de Lobão (o músico) à presidente Dilma. O texto de Miro, embora curto, aborda com felicidade as fronteiras entre a liberdade de expressão e o direito à honra. Ofensas sem provas e condenação sem que o ofendido tenha direito ao devido processo legal não podem ser aceitas em uma sociedade que se pretenda civilizada.

Não sei o que levou Xurupito (Lobão) a se transformar neste ser humano ‘exemplar”. Minha impressão é a de que ele nunca se recuperou dos traumas de infância. Em suas próprias palavras, ele vive tentando tornar-se algo diferente do que seria o seu destino. Leia um trecho do seu livro de memórias: “Pela lógica dos fatos, eu deveria ter me tornado um bundão. Contrariando as expectativas, consegui atenuar e, até mesmo, reverter essa lamentável característica. Até hoje fico me perguntando como consegui essa façanha, pois, analisando bem os fatos, minha sina de idiota era tida e havida como algo certo e garantido”.

Passados os anos de resistência do Xurupito parece que, enfim, a sina foi mais forte.

O que vale no texto do Miro não é bem a crítica ao Xurupito, um personagem menor, e sim o aviso sobre os danos causados pelas manifestações de intolerância, ódio e preconceitos. Acho que não deveríamos gastar um segundo com o Xurupito, mas não dá para ficar calado ante as manifestações de ódio que se espalham.

O texto completo do post do Miro pode ser acessado pelo título  “Dilma deve reagir aos crimes de Lobão” e o endereço do blog é http://altamiroborges.blogspot.com.br.

Uma resposta para “As vozes do ódio não podem tudo

  1. Concordo com a opinião acima, temos dado muita importância a coisas banais. Quando na verdade deveríamos nos preocupar com as diversas manifestações de intolerância, preconceitos e desrespeito, que temos visto e vivido na atualidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s