Por um Brasil justo e democrático

Um grupo de entidades listadas abaixo preparou um estudo intitulado “Por um Brasil justo e democrático”, em dois volumes.

A recepção da grande mídia ao estudo sério e competente foi, como sempre, de descaso e de desqualificação.

Em 6 de outubro, Plataforma Política Social publicou uma nota de esclarecimento explicando como foi preparado o estudo. Ora, a grande mídia, manipuladora da opinião pública sabe que o estudo é sério e foi preparado por um grande número de acadêmicos e profissionais com sólida formação acadêmica, no Brasil e no exterior.

Paulo Martins

Leia, abaixo, a nota de esclarecimento e, a seguir, o “link” para acesso aos Volumes I e II, do estudo:
Nota conjunta das entidades que organizaram o documento “Por um Brasil Justo e Democrático”
OUTUBRO 6, 2015
Em respeito aos inúmeros acadêmicos cientistas e intelectuais independentes que aceitaram o convite para participar de forma plural e suprapartidária da elaboração do documento “Um Brasil Justo e Democrático”, vimos expressar nosso estranhamento com a visão deturpada que vem sendo atribuída à sua autoria no âmbito dos meios de comunicação em geral.

A participação da Fundação Perseu Abramo como uma das articuladoras desse esforço coletivo não sustenta a simplificação de se tratar tal documento como partidário, o que ele não é. Essa simplificação presta-se para interditar o debate pela desqualificação dos atores.

A motivação de discutir o modelo de sociedade e oferecer alternativas ao debate plural e democrático de ideias teve como ponto de partida a reflexão acumulada nos últimos anos pelo Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, Rede Desenvolvimentista, Brasil Debate e Plataforma Política Social – Caminhos para o Desenvolvimento, que participaram da organização do documento em conjunto com organizações da sociedade civil como o Le Monde Diplomatique Brasil e o Fórum 21. Muitos dos intelectuais que cooperaram para a elaboração do documento – pertencentes a diversas universidades, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil – contribuíram para a reflexão fomentada por esses núcleos.

Nosso intuito nesta nota é restabelecer a veracidade deste processo e sua relevância na construção de um projeto alternativo para o Brasil.

Brasil Debate
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Para o Desenvolvimento
Fórum 21
Fundação Perseu Abramo
Le Monde Diplomatique Brasil
Plataforma Política Social
Rede Desenvolvimentista

Publicado em Plataforma Política Social
SETEMBRO 28, 2015
Estamos encaminhando a versão em PDF do documento “Por um Brasil Justo e Democrático”, composto por dois volumes: Mudar para sair da crise – Alternativas para o Brasil voltar a crescer (Vol. I); e, O Brasil que queremos – Subsídios para um projeto de desenvolvimento nacional (Vol. II).

A iniciativa é um convite para o debate amplo, plural e suprapartidário com movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, organizações da sociedade civil e personalidades do campo progressista mobilizados pela defesa da democracia, da legalidade, dos direitos sociais e civis e pela mudança dos rumos da política econômica.

CLIQUE AQUI para baixar o PDF do Volume I
CLIQUE AQUI para baixar o PDF do Volume II

Brasil Debate
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Para o Desenvolvimento
Fundação Perseu Abramo
Fórum 21
Le Monde Diplomatique Brasil
Plataforma Política Social
Rede Desenvolvimentista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s