Paradoxo da Parcimônia (publicado no Valor, 9 de novembro de 2015)

Mais um interessante artigo do Fernando Nogueira.

Cidadania & Cultura

G15 - Renda Consumo e PoupançaColocações no Ranking G15 Y C SGráfico G15 S C FCFoi publicado hoje um artigo de minha autoria no jornal Valor: FERNANDO COSTA Paradoxo da Parcimônia – Valor 09.11.2015. Compartilho-o abaixo. Em seguida, está o artigo publicado por Aquiles Mosca (Valor, 14.10.2015), para download, que me motivou a escrever o meu.

No ranking dos quinze países com maiores PIB por paridade do poder de compra (G15), o Brasil tem uma das menores poupanças brutas (16,2% do PIB), acima só da inglesa (12,2%) e logo abaixo da norte-americana (17,9%). Será esse “consumismo” brasileiro resultante da colonização cultural inglesa no século XIX e da norte-americana no século XX? É puro efeito demonstração por parte de “novos-ricos” brasileiros em busca de exibição de status esnobe com seu consumo suntuário? Ou será um comportamento geral do nosso povo?

Na verdade, se para investimento o que de fato importa é financiamento, pouco importa essa poupança que equilibra (ex-post) as Contas Nacionais. É…

Ver o post original 864 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s