A frase do título está em um artigo de Ladislaw Dawbor, publicado neste blog em março de 2015. Apresentamos, abaixo, alguns trechos do artigo e, logo após, o link para o artigo completo:
“Pois deixando de lado alguns traumas e deformações individuais, domínio dos psiquiatras, aqui nos interessa a misteriosa bestialidade coletiva de grandes grupos sociais.”
“Muitos dizem que a solução está na educação e na cultura. Tenho minhas dúvidas … Ninguém irá pensar que os alemães eram um povo de baixo nível educacional ou cultural. E no entanto, com que entusiasmo vestiram as botas e as camisas negras ou marrons, com que elevado sentimento de dever cumprido matavam pessoas por serem diferentes, por um critério real ou imaginário. Cerca de 50% dos médicos alemães aderiram ao partido nazista. Isto é que é realmente preocupante. Estupidez é uma doença que pega.”
“Os nazistas agiam em nome da pureza da raça. E erguiam bem alto a bandeira do “Gott mit uns”, Deus está conosco. Tornar-se de certa maneira o braço executivo da cólera divina parece ser profundamente agradável. Há gente disposta a morrer por esta satisfação.”
https://dialogosessenciais.com/2015/03/03/a-praga-a-violencia-coletiva-ladislau-dawbor/