Golpe de Estado: O espírito e a herança de 1964 ainda ameaçam o Brasil

O livro do Palmério Dória e Mylton Severiano, Golpe de Estado, já está em pré-venda. Veja os detalhes abaixo. Tem um link para a leitura do primeiro capítulo.

Sempre defendi a tese de que o vácuo de cultura política e de capacidade de compreender a realidade – o que muitos chamam de analfabetismo político – foi gestado nos anos de censura e ditadura.

Muitos foram cassados, muitos tiveram sua liberdade tolhida e outros tantos foram assassinados. Simplesmente porque não aceitaram viver sob uma ditadura ou porque ousavam pensar um mundo menos desigual.

As universidades foram ocupadas e amordaçadas. Os professores foram perseguidos e expulsos do país.

A catarata política (*) que nos aflige hoje nasceu lá, um pouco antes do golpe de 1964, e evoluiu ao longo anos.

Instalada a doença, sem o necessário tratamento, continuou evoluindo em tempos de democracia, pelo contágio. Ameaça dar em cegueira total. Ou em algo pior.

Por isso, livros como este, que analisam nossa história recente sem miopia, catarata ou antolhos, são fundamentais.

Paulo Martins – dialogosessenciais.com

Golpe de Estado: O espírito e a herança de 1964 ainda ameaçam o Brasil
Autores: 
Palmério Dória e Mylton Severiano
Gênero: Reportagem
Acabamento: Brochura
Formato:  15,6 x 23 cm
Págs: 266
Peso: 367gr
ISBN: 978-85-8130-270-6
Preço: R$29,90
Pré-venda: Amazon | Livraria Cultura  | Livraria Saraiva 

E-book
ISBN: 978-85-8130-271-3
Preço: 
R$ 19,90

Sinopse:
A DITADURA DE 1964 ACABOU? O QUE NOS FICOU DAQUELES ANOS NEGROS? Este livro empolgante, que se lê de um fôlego, nos revela que a ditadura de 1964 estende seus tentáculos aos dias de hoje, quando parte da população, insuflada pela mídia, bate panelas e desfila nas ruas com palavras de ordem bem parecidas, disfarçadas pelo necessário combate à corrupção. A ditadura militar foi instaurada pela elite civil que usou os militares para impor sua vontade, e o preço que pagamos hoje é a educação sucateada, a violência policial crescente e as marchas reacionárias e desnorteadas, que protestam contra a volta de um sistema injusto e excludente. AS MARCAS DE 1964 NO PAÍS DE 51 ANOS DEPOIS. Você vai ler aqui, meio século depois do golpe militar, depoimentos reveladores (e comoventes) de quem viveu aquele tempo e reflete sobre os atos atrozes e sua herança, ainda capaz de dificultar a possibilidade de o Brasil – um dos maiores e mais ricos países do planeta – tornar-se autônomo e desenvolvido. DOIS JORNALISTAS QUE ESTIVERAM LÁ E EM MOMENTOS POSTERIORES DA MAIOR IMPORTÂNCIA…escreveram este relato contundente que, em 32 capítulos, condensa a memória assustadora e vívida de um período cujas sombras continuam a se estender sobre nós.

Leia o primeiro capítulo

(*) Texto sobre catarata publicado originalmente em http://www.minhavida.com.br

O que é Catarata?

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer. A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Uma resposta para “Golpe de Estado: O espírito e a herança de 1964 ainda ameaçam o Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s