Perfil psicológico de um canastrão

A vaia não foi o principal problema do presidente golpista Michel Temer. Vaia, todos levam, até Jesus, Gabriel e Neymar. Garrincha, Pelé e Maradona já foram vaiados. Mas como foram aplaudidos pela grande maioria dos espectadores,  meus caros!

A verdadeira questão é a total falta de empatia do presidente golpista com a população brasileira e sua incompetência em todos os aspectos no exercício de cargo tão importante.

Temos aqui um mar de gente, carente, e lá, isolado, um presidente interino que vive de reuniões secretas, encontros furtivos em gabinetes e residências, tramas tenebrosas e que opera nas penumbras, nas sombras, na escuridão das meias-noites.

Um presidente que chega furtivamente em um evento popular de alcance global, escondido por uma barreira de quarenta acompanhantes, escancara seu desprezo pelos demais. Sua falta de legitimidade e carisma ficam tão evidentes que ele evita seguir o protocolo e fazer os tradicionais gestos simpáticos de saudação para o público brasileiro, para as autoridades e para os visitantes estrangeiros presentes.

Ao tentar esconder-se e não saudar os presentes, mostrou ser mal-educado e um mau anfitrião. Mas, além disso, desnudou-se como um político menor que demonstra uma profunda desconsideração pelos outros e um grande desprezo por eleitores e, portanto, pela democracia.

Frio e calculista, trabalha e trama, diuturnamente, pela consolidação do golpe, articulando pela antecipação da votação no Senado.

Exibindo uma falsa altivez, deixa patente seu desconforto em vestir uma faixa presidencial usurpada. Político amorfo, anódino, inodoro e incolor, falta-lhe a tal “physique du rôle”, que alguém já traduziu para “jeito adequado para fazer o papel”. Nem ele acredita na justiça e legitimidade do processo que afastou a presidente eleita. Assim, o que Temer desfila por aí é uma descrença que ele, pego em flagrante em furto de votos, tenta disfarçar com falsas teorias de constituicionalista arrependido.

FHC, flagrado executando no governo políticas contrárias ao que havia escrito em seus livros, pediu para seus livros fossem esquecidos. Nada mais fácil. Temer, flagrado em total desacordo com a Constituição Federal deveria, seguindo o exemplo de FHC, solicitar queima de seu livro de Direito Constituicional.

Sua face tensa denota grande sofrimento interior. Seus olhos esbugalhados demonstram medo e despreparo para o cargo de dignatário máximo da nação. Não se viu um sorriso descontraído. Só transpareceu um homúnculo apavorado.

image

Menen, outro mercador do mesmo ramo de negócios, pelo menos sorria.

Inseguro, Temer esconde-se atrás de uma máscara que funciona como uma barreira psicológica que impede aproximação das pessoas e funciona para afastar contatos.

Parece estar, quase sempre, representando o papel de canastrão de filme de terror. Empertigado, demonstra uma altivez forçada comum aos que andam de saltos altos.

Há que temer os servis dissimulados.

A barreira psicológica é uma carapaça que visa esconder a verdadeira alma do presidente golpista, se é que seres que habitam o mundo das trevas têm alma.

A história registra a existência de diversos políticos insensíveis, quase autistas, como é o caso do presidente interino. Registra também a existência políticos despreparados para o cargo que exercem. Registra o caso de políticos mal-humorados, covardes e amedrontados.

O que é raro é a história registrar a existência de um presidente que reúne em uma só pessoa todos estas “qualidades”, agravadas  pelo manejo pomposo, pernóstico e desatualizado da língua portuguesa.

Se está tão mal preparado e sentindo-se tão desconfortável com o cargo, por que não devolve a presidência à verdadeira candidata eleita?

Que ambição é essa que move as pessoas a buscarem desempenhar, no ocaso de sua vida, papéis tão ridículos?

Fora Temer! Vá cuidar dos seus netos.

Uma resposta para “Perfil psicológico de um canastrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s