Metrô, Carandiru e a Justiça

Quase 10 anos depois, foi julgada em primeira instância a ação contra 14 pessoas pelo acidente nas obras do Metrô de São Paulo, que resultou na morte de 7 vítimas.
A juíza Aparecida Angélica Correia, da Primeira Vara Criminal de São Paulo, absolveu os acusados.
Pensei que ela havia baseado sua decisão em alguma falha processual, para sair pela porta dos fundos sem precisar encarar o assunto de frente, como faz o Supremo Tribunal Federal. Mas não. Ela não viu dolo nenhum na ação dos 14 acusados. Nem eventual. Implicitamente, ela atribuiu o ocorrido a um mero acidente. A São Pedro ou a Deus, creio.
Eu queria ver o Ministério Público de São Paulo ter mesmo empenho neste caso, com 7 vítimas fatais e enorme desperdício de recursos públicos, que teve no espetáculo da denúncia de Lula pelo triplex do Guarujá. É o mesmo MP, ou não é? Estou enganado?
O Metrô, consultado pela rede de TV que veiculou a notícia, informou que não iria comentar porque não é parte no processo. O governo do Estado de São Paulo não foi procurado para comentar, nem citado na matéria. O metrô não tem presidente e o governo de São Paulo não tem governador. Se tem, nenhum do dois tem nome.
Eu não estou dizendo que todos os 14 acusados são culpados. Mas nem unzinho? Se nenhum desses 14 é culpado, outros devem ser. Pela denúncia e pela provas houve crime, com perdas de vidas e perdas de recursos públicos. Sobram provas, mas faltou convicção.
Nenhuma delação torturada para ajudar a achar os culpados? Um showzinho midiático para ajudar na condenação popular antes do julgamento? Por que não?
Em São Paulo, este mundo paralelo, onde se anula o processo contra os acusados da chacina do Carandiru, e não se encontra um único culpado para os crimes do Metrô, este é o novo normal?
Eu ia fazer um comentário irreverente (debochado, na verdade) sobre a decisão da Dra. Juíza e sobre a matéria da TV, mas a gravidade do assunto não deixa espaço.
Só me resta este grito de alerta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s