Leia em dialogosessenciais.com

O poder e o economista útil

Trata-se de um artigo escrito em 1973 sobre questões da ciência econômica que , infelizmente, continuam atuais neste quintal colonizado chamado Brazil.

Vale a pena ler com atenção e comparar com a realidade que nos confronta.

Ontem e hoje vi dois vídeos de economistas da escola austríaca com criticas ácidas, ponto a ponto, à economia neoclássica, como se eles próprios, os ‘austríacos”, estivessem fora dessa bolha neoclássica onde moram os economistas crentes que insistem em propor os mesmos remédios para qualquer paciente, independemente das causas das doenças e sem levar em conta a vida real das pessoas.

Ficam discutindo utilidade cardinal, ordinal, curvas de indeferença, curto e longo prazo enquanto as pessoas, apenas números e letras na álgebra lunática destes “cientologistas”, morrem de plano de saúde e juros de crédito.

Quando assisto estes debates na tv e no congresso e observo a situação das pessoas e de suas vidas neste mundo, fico me perguntando porque as profissões de economista e de político atraem tantos enganadores, lunáticos, desconectados da realidade, inocentes úteis e culpados inúteis.

Então, observo o chegando de SUVs para engrossar as filas de espera de pizzarias-vitrines do Leblon ou empurrando suas vidas nos ônibus, nos metrôs, em trens lotados e nos jogos de futebol, alheios a tudo, docemente alienados, máquinas de ir e voltar para o trabalho ou para o shopping gourmet e … dá um desânimo …

Não sei se o Abominável Senhor Neves jogou nosso país no abismo por um grande erro de avaliação ou por um mero capricho de adolescente de cabelos brancos que se recusa a crescer. Só espero que da semente plantada pelos adolescentes secundaristas, verdadeiramente adolescentes, brote a esperança de reconstruir o que o adolescente-abominável-Neves, junto com os seus sócios de ocasião, destruiu.

Para ler o artigo de John Kenneth Galbraith, clique aqui:

http://wp.me/p5ihlY-AU

Paulo Martins

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s