O que significa fazer história hoje?

Do blog da Boitempo Editorial

FELIZ DIA DO HISTORIADOR!

Neste dia do historiador, convidamos nossos internautas a compartilharem suas reflexões: O QUE SIGNIFICA FAZER HISTÓRIA HOJE? Aí vão algumas de nossos autores, para inspirar:

“Os homens fazem a sua própria história; contudo, não a fazem de livre e espontânea vontade, pois não são eles quem escolhem as circunstâncias sob as quais ela é feita, mas estas lhes foram transmitidas assim como se encontram. A tradição de todas as gerações passadas é como um pesadelo que comprime o cérebro dos vivos.”
– Karl Marx, “O 18 de Brumário de Luís Bonaparte” (http://bit.ly/XAsIKW)

“Nunca há um documento da cultura que não seja, ao mesmo tempo, um documento da barbárie. E, assim como ele não está livre da barbárie, também não o está o processo de sua transmissão, transmissão na qual ele passou de um vencedor a outro. Por isso, o materialista histórico, na medida do possível, se afasta dessa transmissão. Ele considera como sua tarefa escovar a história a contrapelo.”
– Walter Benjamin, da tese VII sobre o conceito de história. Confira o texto completo em edição comentada por Michael Löwy em “Walter Benjamin, aviso de incêndio: uma leitura das teses sobre o conceito de história” (http://bit.ly/U8jkvN)

“Quando a história for escrita como deve ser, os homens ficarão admirados do comedimento e da grande paciência das massas, e não de sua ferocidade.”
– C.L.R. James, “Os jacobinos negros” (http://bit.ly/2qu8Nzt)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s