LUTA DIÁRIA: UMA APRENDIZAGEM, por Ulysses Ferraz

LUTA DIÁRIA: UMA APRENDIZAGEM

Por Ulysses Ferraz

O golpe nunca esteve tão evidente. Não há mais conspirações subterrâneas. Nada sobrou a ser desvelado. Não há mais o que revelar. Está tudo aí. Pisado e repisado. Todos sabemos. O mundo inteiro sabe. Mas no Brasil de hoje ocorre um fenômeno curioso. Os fatos perderam valor. O que vale não são os fatos, mas o poder dos grupos que detêm o poder de fato. E o que surte efeito advém não dos fatos, mas das narrativas dos poderosos da vez. E de seus capatazes intelectuais. O óbvio se torna obscuro. No Brasil de hoje, um golpe de Estado é defendido como algo legal. Constitucional. Moral. Ético. É qualquer coisa que os golpistas engravatados afirmarem que é. Ainda que sem nenhuma argumentação razoável. Simples assim.

Diante de tamanho obscurantismo dotado de poder, nada mais resta a debater no campo da esfera pública. Nem a desvelar. Ou esclarecer. O golpe está nu. A verdade que todos sabemos não tem valor objetivo nenhum. Não serve para nada exceto para angustiar. Entristecer. Amargurar. Revoltar. Tornou-se inútil analisar os fatos. Argumentar. Raciocinar. Criticar. Ficamos reduzidos a exercícios escolásticos inócuos. Passamos o tempo a decifrar obviedades. Exercitamos a lógica em vão. Quando a hipocrisia se transforma em valor social dominante, a cegueira e o auto-engano coletivo se convertem em modo de vida. O ceticismo cínico corrói nossos ossos. Seca nossos cérebros. Endurece nossos corações. Esgota nossas forças.

Tudo o que sobra é o dever de lutar para honrar as conquistas democráticas consolidadas com o sacrifício de tantas gerações. É o mínimo que se pode fazer. E se a razão nada mais vale em um Estado já dominado pela exceção, o que resta é a fé. Fé na ação. Na luta. E com as forças que restam, lutar pelo que restou do Brasil. Mesmo sem saber como lutar. Nem exatamente o que fazer. E sem esperar resultados imediatos. Essa longa luta terá que ser na base da tentativa e erro. Um aprendizado diário de se aprender a lutar. Uma luta que só se aprende lutando..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s