Por que tanta gente segue o Olavo de Carvalho, por Gustavo Gindre

Por que tanta gente segue o Olavo de Carvalho.

Em primeiro lugar, essas pessoas não dispõem de conhecimento para perceber a quantidade de idiotices que ele fala. O sujeito escreve um texto sobre Kant que é um lixo, mas seu seguidor não leu Kant. Então, se o Olavo disser que o imperativo categórico é um tempo verbal, o seguidor não tem como discordar.

Em segundo lugar, e principalmente, esse seguidor defende valores com baixa aceitação na sociedade. Pode ser um supremacista branco, um misógino ou um cristão fanático pela Bíblia. De qualquer forma, ele tem dificuldades em defender suas ideias. Ele se sente um pária. Aí aparece um cara que defende os mesmos valores que ele, mas ainda lhe confere um verniz intelectual. Então, ele não é mais um idiota reacionário. Ele agora é o seguidor de um grande intelectual, que percebeu uma conspiração e o convidou a participar dessa luta. De uma hora pra outra ele tem um mestre, um time de colegas e uma missão a cumprir. Ele não está sozinho! Ele vai mudar o mundo.

Por fim, o tom visceral, belicoso, desagradável e sem educação do Olavo de Carvalho dá ao seu seguidor a impressão de que o mestre é corajoso e está enfrentando de cara aberta seus inimigos. A “coragem” do mestre flui para o aluno que agora se sente inspirado a fazer o mesmo nas redes sociais. Cada vez que o seguidor ofende alguém na Internet, ele se sente tão corajoso quanto seu mestre.
Por Gustavo Gindre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s