Motim no Ceará – uma opinião informada

Da Sandra Helena, publicado no mural do João Lopes

Em janeiro de 2012 Fortaleza viveu uma greve da PMCe que levou toda a cidade a parar suas atividades. Os policiais se aquartelaram no prédio da Secretaria de Segurança Pública e a adesão foi total. Muito pânico e videos nas redes aterrorizando a população. O ápice foi o dia 03/01 quando cheguei a dizer nesse espaço que o prédio da Secretaria era naquele dia nossa praça Tahrir, numa alusão às manifestações egípcias no ano anterior.
Eu sei gente, tava toda errada. Toda.
Àquela época eu estava muito próxima das lideranças grevistas por conta de ter participado como Delegada da I Conseg em 2009, eleita pelos policiais e sociedade civil.
Era o governo Cid Gomes e os embates fizeram surgir uma liderança totalmente nova: o capitão Wagner.
Ele, Cabo Sabino e P. Queiroz formavam uma espécie de triunvirato das tropas.
Há um episódio que deve ser lembrado: em um enfrentamento que ficou célebre Wagner disse diante do carro dirigido pelo governador, que ele interceptou com seu corpo, que honrava o que tinha entre as pernas. Cid desceu do carro e enfrentou os manifestantes.
Todos os sindicatos e movimentos sociais se perfilaram A FAVOR do movimento paredista, uma unidade inédita, o que levou a uma intermediação em grande estilo que reuniu CNBB, MP, parlamentares de diversos partidos, entidades empresariais, mídia, etc, na tentativa de mediação que ao final veio a bom termo sem grandes prejuízos para a populacão.
Participei muito por dentro de tudo isso.
Os hoje bolsonaristas Wagner e Sabino naquela época ainda sem mandato cortejaram e foram cortejados por partidos progressistas.
Tudo isso para dizer que o que aconteceu hoje em Sobral envolvendo o senador e os milicianos bolsonaristas aquartelados, porque não são policiais em greve, deve ser lido dentro desse processo histórico que veio tornando as polícias estaduais cada vez mais autônomas em relação aos governadores que não são da tropa da familícia presidencial.
Claríssimo que há erros tremendos por todos os lados, mas o que está em jogo no momento atual no Ceará é uma queda de braço entre essa banda podre, que infelizmente penso ser a maioria, da PM e o governo que, ao preço de assumir posturas abertamente autoritárias e coniventes com violações de direitos humanos na intenção de controlar esses cães raivosos, fez uma negociação com as associações policiais e tem melhorado consideravelmente as condições de trabalho e a remuneração da polícia militar.
Não sem repúdio contínuo e veemente do campo progressista no qual me incluo.
O esforço governista não parece ter sido suficiente afinal. Fascismo joga outro jogo. A ‘greve’ de hoje sitiou cidades obrigando comércios a fecharem portas. Bandidos encapuzados dirigindo viaturas e mesmo caminhões de bombeiros aterrorizaram populações de cidades do interior, como Juazeiro do Norte e Sobral.
Fortaleza se manteve relativamente em ordem sem o pânico do 03 de janeiro de 12.
Não se trata de uma greve de trabalhadores da segurança pública. Qualquer pessoa que mora aqui sabe disso. São bandidos amotinados com armas.
Não tenho a menor ideia do que passou na cabeça de Cid Gomes ao fazer o que fez.
Mas na política em tempos de guerra isso importa muito pouco.
Seu ato fez uma torção poderosa no movimento e fez todos verem do que são capazes esses criminosos. Atiraram no peito, pra matar.
Não se trata de avaliar agora a trajetória dos Ferreira Gomes. Quem o faz ou não está entendendo nada ou só pensa em eleições. Pelamor.
Quando o inimigo é tão terrível um pouco de noção de realidade cai bem, camaradas.
A intemperança do senador que quase lhe custou a vida foi um ato político de grandeza. Virou o tabuleiro.
Aqueles meus companheiros esquerdistas que deliravam com black bocs destruindo vidraças de banco e queimando latas de lixo quando ainda tínhamos uma réstia de democracia institucional vimos hoje o político que chamou Eduardo Cunha de bandido na Câmara quando ainda era ministro tocar o terror como um poema concreto.
Quase morre.
E tem gente de esquerda junista(!) dizendo que devíamos ir pelas vias legais e democráticas ahahahahaah.
Política é Jogo Voraz.
Vocês não vivem pedindo enfrentamento? 😎

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s