Compra e venda de monografias, dissertações e teses


Há mais ou menos quinze anos, em uma festa de aniversário, fui apresentado a uma pessoa e, ao mencionar que trabalhava no IPEA, fui questionado se eu conhecia determinado pesquisador. Não lembro o nome deste pesquisador, mas era um pesquisador importante, experiente, com diversos trabalhos publicados no site do IPEA e na internet em geral.

Curioso, perguntei onde essa pessoa trabalhava e como conhecia tal pesquisador. Ela me informou que não o conhecia pessoalmente mas, como era historiadora e trabalhava – seus olhos brilhavam de orgulho – como profissional da área de TCCs e teses, costumava acessar com freqüência a plataforma eletrônica do IPEA. Então, fiquei ainda mais curioso e perguntei no que consistia esse tal “trabalho”. Seria minha interlocutora orientadora de dissertações, teses e TCCs de alguma universidade?

Quanta inocência! Ora, o tal “trabalho” consistia em fazer TCCs, dissertações e teses para alunos sem tempo e/ou sem capacidade intelectual para tal. À medida que a pessoa descrevia o seu “trabalho” nas áreas de história e economia, cresciam minha admiração e minhas dúvidas: como poderia alguém ser capaz de desenvolver uma dissertação de mestrado tendo somente frequentado uma universidade em nível de graduação? Como orientadores e bancas aprovam as dissertações e TCCs desses alunos? Alguém lê?

Resposta da pessoa interlocutora: minhas dissertações e TCCs têm 100% de aprovação. Parecia uma pessoa “normal”, dessas que hoje vestem camisa da CBF, bradam nas ruas contra a corrupção e pedem intervenção militar “constitucional”.

Passados quase 15 anos observo, perplexo, que a prática de comprar e vender TCCs, dissertações e teses se espalhou de tal forma, que nem parece crime.

Tem grupos empresariais estruturados para esta prática nefasta, com publicidade na internet.

Quem compra uma dissertação ou uma tese não é nenhum morto de fome, pois esta “indústria” cobra caro pelo seu produto.

Cocaína é cara porque é muito arriscado atuar neste “mercado” como fornecedor. Igualmente, esse mercado de títulos e diplomas obtidos de forma criminosa é arriscado. Mas, pelo visto, nem tanto quanto a cocaína, pois têm a coragem de publicar anúncios.

Abaixo, apresentamos alguns exemplos de anúncios disponíveis na internet. Tirem as suas conclusões:

“Desenvolva sua Dissertação de Mestrado sem stress. Entre em contato agora! Conforto E Tranquilidade. Atendimento Personalizado. Destaques: Atendimento Personalizado De Alto Nível, Conforto E Tranquilidade”.

“Correções gratuitas e rápidas – Enviamos sua monografia pronta.
Equipe de escritores experientes e profissionais. Solicite agora seu orçamento gratuito. Enviamos monografias inéditas 100% anti-plágio. Pagamento parcelado e seguro. Entrega rápida. Online agora. 100% anti-plágio”.

“Tese de Doutorado e Dissertação de Mestrado: Benefícios ao Comprar – Monografias Prontas ::: A Sua Monografia Aprovada!!! –
3 de set. de 2017 · Um dos benefícios que a pessoa tem ao optar em comprar a sua tese de mestrado pronta, é que ela não correrá o risco de ser reprovada, pois profissionais que desenvolvem esse tipo de trabalho, …”.

“Dissertação de mestrado e tese de doutorado custam R$ 2 mil – 07/11/2005 – UOL Educação – UOL Notícias
7 de nov. de 2005 · Profissionais e estudantes entrevistados pela Folha afirmam que a compra e a venda dos trabalhos são estimuladas por falta de tempo, insegurança e pouco interesse por pesquisa. O advogado …”

“PLÁGIO É CRIME DENUNCIE!
Saiba mais
Não incentivamos ou praticamos o plágio em nossos serviços, por considerá-lo como uma prática indevida e que deve ser sempre repudiada”.

O mais interessante é que os fornecedores dizem abominar o plágio, mas acham perfeitamente normal preparar dissertações e teses sobre qualquer assunto e vendê-las para quem pagar. Mesmo achando normal, prometem sigilo absoluto. Por que seria?

Não demora muito e ainda vai aparecer um analista econômico, desses de porta de cadeia, para argumentar que regulações são prejudiciais porque distorcem o mercado e aumentam o preço dos bens ao tornar sua oferta escassa. Melhor não interferir neste “mercado”.

O Brasil é um país onde são vendidos e comprados TCCs, dissertações e teses e onde agiotas são venerados como donos de bancos.

O Brasil é um país onde um empresário, com dívidas tributárias vencidas e não pagas – conforme denuncia imprensa – veste-se de papagaio e senta-se à mesa com as autoridades máximas da Nação.

No Brasil de hoje, a pessoa nomeada pelo presidente da República para exercer o importantíssimo cargo de ministro da Educação perdeu o respeito da comunidade que lida com educação e não tem mais moral para combater as práticas aqui mencionadas.

No Brasil de hoje, vende-se de tudo. Teses, voto, Amazônia, direitos sobre a água, mãe. Até o próprio país.

Paulo Martins


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s