O que seria um fascista-comunista?

O Brasil pirou na batatinha. Essa era uma gíria antiga, do tempo do saudoso Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo de Sérgio Porto. Stanislaw publicou, entre 1966 e 1968, três livros com o título de FEBEAPÁ – Festival de Besteira que Assola o País, uma coletânea de crônicas baseadas em fatos, nas quais debochava das besteiras praticadas pelas autoridades civis e militares da ditadura. Era tanto material que foi possível publicar três livros em um período de dois anos. Não pode publicar mais, pois faleceu em 1968. Se fosse vivo hoje, poderia publicar uma enciclopédia por trimestre.

Hoje assisti a um vídeo onde manifestantantes bolsonaristas de São Paulo queimavam suas máscaras e gritavam slogans raivosos. Não satisfeitos, tiravam selfies, fotos e gravavam vídeos.

Um prato feito.

Enquanto jogavam suas máscaras no fogo, gritavam slogans contra a vacina, contra as máscaras e contra João Dória (que eles elegeram como prefeito e governador).
Chamavam as máscaras de focinheiras, talvez por experiência. Gritavam fora fascistas, fora fascista-comunista, fora comunistas e abaixo a focinheira.
Fascistas chamando os outros de fascistas eu nunca tinha visto. Xingar uma pessoa de fascista-comunista, também não. O que seria um fascista-comunista? Deve ser um tipo de fascista de esquerda, diferente deles que são fascistas-raíz, de extrema direita, uma espécie de fascista-fascista ou nazi-fascista, sei lá. Li, no Facebook, um bolsonarista chamar empresários da mídia de negócios de comunistas e de extremistas de esquerda. Ora, chamar empresários da imprensa que vivem do lucro, da sonegação de tributos e da exploração da mão de obra de comunistas ou de extremistas de esquerda é tão engraçado quanto aquele bando de malucos reunidos para queimar máscaras e chamar seus inimigos de fascistas-comunistas.
Stanislaw Ponte Petra revira-se no túmulo, às gargalhadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s