A beleza da vida em sociedade

A primeira frase que li em um texto sobre Ciências Humanas e Sociais há, talvez, mais de 50 anos, dizia : ”O ser humano é um ser gregário” e explicava que a sobrevivência do ser humano na Terra só se tornou possível pela colaboração e pela solidariedade. Este é um conceito muito simples de entender e, até, intuitivo: tudo à nossa volta, que nos proporcionou sobreviver em um meio-ambiente hostil, escapar ou curar nossas doenças ou manter nossa saúde física e mental, foi construído por grupos organizados, acumulando e compartilhando conhecimentos adquiridos pela vida em sociedade.

A vida em sociedade é bela, também, pelas lições que traz.

As pessoas anti-vacina, individualistas, que pregavam não querer participar de um experimento, estão servindo exatamente para isso: como grupo de controle para os cientistas estudarem os efeitos das variantes do vírus em indivíduos não vacinados.
Se uma decisão de aplicar placebo, ou seja, não aplicar vacina, em determinado grupo de pessoas para que sirvam de grupo de controle tem sérios questionamentos éticos, a existência de um grupo que escolheu não tomar a vacina, embora cause contaminação, superlotação nos hospitais e mortes de inocentes, pelo menos atenua a preocupação dos cientistas.
Esse grupo de anti-vacinas involuntariamente “participa do experimento”.
Aliás, desde o seu nascimento, tendo seu parto sido feito por uma parteira, numa choupana, ou por uma equipe de médicos “pica das galáxias, no mais sofisticado hospital do país, a pessoa está inserida em determinado grupo social e depende dele para nascer e sobreviver. Participarão sempre, mesmo sem querer, desse belo experimento que é o ato de viver. Viver é o experimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s